Mergulho

Mergulho entende-se como sendo a prática de submergir em meio líquido. Isto pode ser feito com ou sem o auxílio de equipamentos.

O chamado mergulho livre é realizado sem ajuda da equipamentos, apenas segurando (prendendo) a respiração. É obvio que este tipo de mergulho é limitado a capacidade de apneia de cada um e, consequentemente, a profundidade geralmente é pequena.

Quando se utiliza um aparato que permita a respiração embaixo da água, isso prolonga a permanência e expande consideravelmente a profundidade e o alcance do mergulho, nestes casos são chamados de “mergulhos autônomos”.

O Mergulho Comercial, também chamado as vezes de Mergulho Profissional, pode ser divido em Mergulho Raso (até 50 metros) e Mergulho Profundo (mais de 50 metros). Existem diferentes cursos preparatórios para cada modalidade de mergulho e habilidades precisam ser conquistadas para cada um deles.

 

 

 

 

 

Os mergulhadores profissionais trabalham basicamente em 3 segmentos:

Indústria Naval realizando limpeza e reparo de casco, limpeza e polimento de hélice,  inspeções subaquáticas, reflutuação de barcos afundados, dentre outros.

 

 

 

Empresas da Construção Civil fazendo por exemplo inspeções subaquáticas, aplicação subaquática de betões e explosivos em obras de reparo e construção de pontes e portos.

 

 

Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás Natural, seja na exploração ou offshore, realizando soldas, reparos em plataformas e navios sonda

 

 

 

 

 

O Mergulho Recreativo é aquele voltado à exploração do mar apenas por lazer. É uma atividade bastante segura, que pode ser praticada por qualquer pessoa – de crianças a adultos! Assim como no mergulho profissional, também há certificações para essa prática, mas elas são mais acessíveis e simples.

 

 

 

Com o constante incremento das atividades de turismo, cada vez mais as pessoas se iniciam nesse fascinante mundo submarino! Junto com esse crescimento, também cresce a necessidade do conhecimento médico nas implicações decorrentes dessa prática.

COMO CHEGAR